• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
Prêmio Alterosa da Lata Brasileira 2017​
Por André Fernandes

 

Amigos, a ideia do Prêmio Alterosa da Lata Brasileira de 2016 foi bem receptiva, tanto para nós colecionadores como para as marcas das latas vencedoras. A ideia surgiu em uma conversa no aplicativo Whats App e logo em seguida, colocado em prática. Foi muito legal a participação de todos.

 

Com este Prêmio a expectativa é fazer as marcas das bebidas estarem mais próximas de nós colecionadores e quem sabe aquela fartura de latas nos anos 90 retornarem nos dias de hoje, apesar das latas de cervejas artesanais estarem vivendo um boom de lançamentos.

As vencedoras do Prêmio Alterosa 2016

Então porque não tentar mais um ano. E o ano de 2017 chegou ao fim com muitas latas lançadas para todos os gostos de colecionadores. O trabalho foi árduo e prazeroso, pois durante os 12 meses foram coletados e organizados as imagens das latas lançadas. Foram no total 100 latas de cerveja, 119 latas de soft (refrigerante, suco, chá, água), 213 latas de cervejas artesanais, 44 latas de bebidas energéticas, 15 latas de bebidas alcoólicas não cerveja, 72 latas de 1 Litro e 16 sets com uma variedade enorme de latas, um pouco mais de 720 latas.

 

Como vai funcionar o Concurso deste ano?

- As latas foram divididas em 7 categorias: Latas de Cervejas (cervejas de fabricação de grande porte com e sem álcool), Latas Soft (qualquer bebida não cerveja e não alcoólica), Latas de Cervejas Artesanais (todas as latas de cervejas artesanais), Latas de Bebidas Energéticas (energéticos lançados no Brasil e não importado), Latas de Bebidas Alcoólicas Não Cerveja (todas bebidas alcoólicas diferentes de cerveja), Latas de 1 Litro (qualquer lata de 1 Litro lançada no Brasil) e o Conjunto da Obra (engloba os sets).

 

- As latas tem que ser fabricada no Brasil, e não vamos contemplar as FEO (For Export Only).

 

- As latas disputando a categoria do Set, este ano não vão disputar a categoria respectiva como lata individual.

 

- Serão 2 Fases o concurso, na primeira todo colecionador cadastrado no Brasil Chapter e os participantes do Grupo de Colecionadores do Whats App, receberá 7 arquivos gabaritos com o desenho de todas as latas, devem escolher 5 latas em cada categoria e me responder por e-mail.

- As 5 latas mais votadas em cada categoria estarão na 2° Fase e Final, que será aberta para votação ao público em geral em um site próprio do Prêmio Alterosa.

 

- No final da 2º Fase, a lata mais votada será eleita a vencedora em cada categoria.

 

 

Cronograma:

 

- A partir do dia 02/01/2018, todos os colecionadores receberão os arquivos gabaritos com todas as latas aptas para a 1º Fase do Concurso;

 

- Vou receber o voto até o dia 25/01/2018;

 

- Dia 25/01/2018, faço a apuração e se houver empate entre algumas latas, vou realizar o desempate online via grupo do Whats App.

 

- No Jornal do Clube do fim do Mês de Janeiro as finalistas serão anunciadas.

 

- Dia 01/02/2018, começa a votação por meio da internet (site próprio do Prêmio Alterosa) das finalistas para a 2º Fase;

 

- Prazo de votação até o dia 25/03/2018;

 

- E o resultado final será anunciado pelo Jornal do Clube na edição de Março.

 

 

E as latas?

 

- Categoria Lata de Cerveja: 100 latas;

 

- Categoria Soft: 118 latas;

 

- Categoria Lata de Cerveja Artesanal: 213 latas;

 

- Categoria Lata de Bebidas Energéticas: 42 latas.

 

- Categoria Lata de Bebidas Alcoólicas Não Cerveja: 15 latas;

 

- Categoria Lata de 1 Litro: 72 latas;

 

- Categoria Set: 16 Conjuntos com muitas latas.

 

Abraços.